0800 048 5050 Fale Conosco

Notícias

Variação de supridores é estratégia adotada pela SCGÁS para otimizar o custo do gás e transporte na tarifa

A SCGÁS tem implementado diferentes estratégias para diversificar suas fontes de suprimento de gás natural, visando aprimorar a competitividade. Essa abordagem reforça o compromisso da companhia com a entrega de um serviço de alta qualidade a preços mais acessíveis para os consumidores catarinenses.

A companhia mantém uma chamada permanente para o cadastramento de supridores de gás natural, incluindo produtores, importadores e comercializadores. O objetivo é estabelecer Contratos Padrão de Termos Gerais, que permitam maior flexibilidade e agilidade na aquisição de gás a curto prazo. Atualmente, a SCGÁS já opera com oito supridores nesse modelo, e a expectativa é expandir ainda mais o número de parceiros, acompanhando a abertura gradual do mercado de gás natural no Brasil.

Os contratos proporcionam à SCGÁS a possibilidade de realizar cotações mensais entre os supridores cadastrados, ajustando rapidamente o volume de gás consumido de acordo com a demanda e aproveitando as melhores condições econômicas oferecidas pelo mercado. Esse formato poder reduzir os custos de aquisição e possibilitar alcançar custo final mais otimizado para os consumidores. "No final do dia, o que a gente está buscando sempre é otimizar o custo do gás para o mercado. Essa ferramenta permite que a gente consiga colocar um gás de substituição ou mesmo, se for adicional, a um preço mais barato do que uma molécula adicional no contrato firme", explica Marcos Tottene, gerente de suprimento de gás da SCGÁS.

Com as cotações mensais e a maior diversificação de supridores, a SCGÁS amplia as chances para otimizar seus custos de aquisição e mitigar impactos financeiros causados pelas flutuações do mercado global e nacional. Essa estratégia ajuda a proporcionar custos mais competitivos e reforça a segurança no fornecimento de gás natural para consumidores residenciais, comerciais e industriais em Santa Catarina. A flexibilidade dos contratos permite suprir rapidamente necessidades emergenciais de gás ou substituir volumes adicionais, garantindo maior eficiência operacional.

Além do impacto econômico, a variação de supridores também contribui para o fortalecimento do mercado de comercialização de gás no Brasil, estimulando novos ofertantes e ampliando as opções para o mercado livre. Desde o início da operação desse modelo, a SCGÁS já firmou contratos com supridores estratégicos, que incluem desde produtores de gás até comercializadores e importadores. "Esse tipo de operação traz um aprendizado para os dois lados e ajuda também a desenvolver o mercado. É bom para todo mundo, não só para as concessionárias, mas também para o Mercado Livre, que vai precisar desse tipo de solução", destaca Tottene.

A chamada permanente da SCGÁS está alinhada ao modelo de entrada e saída implementado pela ANP, que busca promover maior flexibilidade no transporte e no balanceamento do gás natural. Isso pode evitar custos adicionais ao consumidor e eliminar penalidades por ultrapassagem no uso de gás, comuns no modelo anterior. A SCGÁS, ao adotar essa prática pioneira em Santa Catarina, se posiciona como referência em inovação no setor e fortalece sua capacidade de adaptação às demandas de um mercado em constante transformação.

Os supridores e comercializadores interessados em firmar parceria com a SCGÁS podem acessar informações detalhadas no site da companhia, na seção "Portal de Suprimento de Gás/Flexível", onde existe o modelo de contrato padrão e as informações necessárias para solicitar adesão.

Gerência de Marketing e Comunicação – SCGÁS

(48) 3229-1112 / (48) 99922-8915

gemac@scgas.com.br