A história da SCGÁS – Companhia de Gás de Santa Catarina – começou muito antes da sua criação oficial. Em uma campanha pró Gás Natural, o governo instituiu um grupo de trabalho para oficializar a entrada do combustível no Estado. O debate ganhou força em 1989, com o avanço das negociações e com o início das obras do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). Inicialmente, o projeto chegaria apenas até São Paulo. Mas a mobilização do governo e dos industriais catarinenses e paranaenses fez o projeto se estender até a região Sul do país.
Em 1993, a SCGÁS passou de sonho a realidade. Em 19 de fevereiro de 1993 foi aprovada a Lei Estadual nº. 8.999 que autorizou a constituição de uma sociedade de economia mista voltada à distribuição local do gás canalizado. Em 25 de fevereiro de 1994, foi realizada a assembleia de constituição da Companhia de Gás de Santa Catarina e em março daquele ano foi assinado o contrato de concessão, válido por 50 anos. No entanto, o fornecimento do gás começou seis anos depois, em 2000.
A SCGÁS iniciou a distribuição do energético nas regiões Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul, regiões mais desenvolvidas no segmento industrial. Estratégia que viabilizou os primeiros investimentos.
Atende os segmentos industrial, automotivo, comercial e residencial nas diversas regiões do estado e se consolidou entre as maiores distribuidoras de gás do Brasil. O avanço é justificado pela atratividade do Gás Natural como fonte energética e por diferenciais oferecidos a cada público consumidor. Destaque para eficiência, segurança, versatilidade e responsabilidade ambiental.
A SCGÁS completa 30 anos de história com mais de 25 mil consumidores e 1.500 km de rede construídos. A companhia se destaca entre as 25 maiores empresas de Santa Catarina e ocupa a 106ª maior do sul do país. Entre suas conquistas da última década, avanços como o início da expansão para o sul catarinense e para o planalto norte reforçam o comprometimento da distribuidora com seu propósito: contribuir para o bem-estar dos catarinenses por meio do desenvolvimento econômico e socioambiental.