A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) e a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) assinaram no início do mês de agosto o contrato de conexão para a construção e operação do novo Ponto de Saída Siderópolis. A capacidade técnica da instalação é de 1,8 milhão de m³/dia e a previsão é que a instalação esteja em operação até o final de 2025.
O Ponto de Saída Siderópolis ficará situado entre os pontos de Urussanga e Nova Veneza, em Santa Catarina. Com a construção deste novo Ponto, a SCGÁS poderá requisitar retiradas de gás pelos pontos que compõem a Zona de Saída SC2 até o limite da capacidade contratada. Esse projeto traz flexibilidade operacional e poderá atender os clientes da região.
O contrato assinado com a SCGÁS é fruto de planejamento logístico coordenado entre as empresas visando o atendimento aos usuários finais do Gás Natural. Este projeto com a SCGÁS se beneficiará dos desdobramentos da Chamada Pública (CP03/2021) da TBG que teve como resultado o aumento da capacidade na zona SC2 de 826 mil m³/dia para 1,469 milhão m³/dia a partir de 2024.
Segundo o Presidente da SCGÁS, Otmar Müller, para o Estado de Santa Catarina este fato soluciona o gargalo crítico para o suprimento do Gás Natural para o polo cerâmico do Sul, abrindo espaço para a expansão industrial desta região, e também para o crescimento do uso do Gás Natural em veículos de transporte de pessoas e de cargas, com benefício ambiental e econômico.
Para o Diretor Comercial da TBG, Jorge Hijjar, a concretização deste novo ponto de saída representa o compromisso da empresa em atender a demanda de nossos clientes, sendo mais um marco alcançado na abertura do mercado de Gás Natural do Brasil