A SCGÁS bateu o recorde de ligações e conectou 1.509 clientes à sua rede de distribuição em Santa Catarina, considerando o realizado até novembro. A expectativa é ligar 2.006 clientes até o final do mês de dezembro. Esse é o maior número de ligações registradas em um só ano desde o início das operações da empresa, em 2000. Atualmente, a Companhia oferta Gás Natural em 64 municípios, atendendo quase 17 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, automotivo e industrial.
No segmento industrial, a SCGÁS ultrapassou o marco de 300 clientes e conectou 43 indústrias até o mês passado. Para Samuel Bortoluzzi Schmitz, Gerente Comercial da SCGÁS, a qualidade, o respeito ao meio ambiente e a competitividade do Gás Natural foram fundamentais para os novos contratos assinados no segmento industrial em 2020. “Para 2021, dando continuidade ao projeto de expansão da Companhia, temos a expectativa de ligar mais de 30 indústrias”, finaliza Schmitz, acerca das expectativas para o próximo ano.
O mercado de GNV (Gás Natural Veicular) reagiu após a crise, registrando alta de cerca de 40% desde abril. Com a ligação de cinco novos postos em 2020, o combustível está presente em 135 postos pelo Estado, sendo 127 atendido em rede e oito pelo modal GNC (Gás Natural Comprimido). Em constante recuperação ao longo do ano, a frota de GNV em Santa Catarina adquiriu 1.875 novos usuários até agosto, de acordo com o Denatran, passando de 108 mil veículos.
As unidades residenciais são as mais expressivas em número de ligações: até novembro de 2020, a Companhia ligou 1.466 unidades residenciais, resultando em cerca de 16 mil clientes e 369 condomínios. No segmento comercial, que reúne 658 pontos de consumo, a Companhia ligou 28 novas unidades.
Esses números são resultados dos projetos da SCGÁS para ampliar o atendimento ao mercado, acelerar a interiorização do uso de Gás Natural e saturar as redes implantadas na região litorânea catarinense. Em fevereiro, a Companhia anunciou o maior pacote de obras de sua história, que prevê investimentos da ordem de R$ 410 milhões para implantação de novas redes até 2024. O pacote também contempla o desenvolvimento de tecnologias e projetos de aprimoramento da sua operação.
“O recorde de interligação de novos clientes reflete o compromisso da SCGÁS em levar o gás natural para uma quantidade cada vez maior de clientes. Com os investimentos realizados, conseguimos captar clientes em vários municípios, de todos os segmentos de mercado, buscando diversificar essa energia no Estado”, afirma Gustavo Caldas dos Santos, Gerente de Mercado Urbano e Veicular.