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SCGÁS anuncia nova tarifa para frotas pesadas em Santa Catarina

A SCGÁS implementa um novo segmento tarifário voltado para frotas de veículos em Santa Catarina, conforme a Resolução 289 da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC). A medida permite que empresas com foco em transporte rodoviário de cargas e transporte urbano instalem pontos de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV) diretamente em suas garagens, otimizando a logística e promovendo a descarbonização do setor de transporte.

A nova resolução estabelece o Segmento de Usuários Frotista, que beneficia empresas que operam caminhões, ônibus, micro-ônibus e outros veículos, incluindo empilhadeiras e tratores utilizados em operações internas. A tarifa especial, chamada TG6, permite que os frotistas realizem o abastecimento interno de GNV em suas instalações, incluindo desde veículos leves até veículos pesados, como caminhões de coleta de lixo e veículos articulados para o transporte público.

A partir dessa medida, as empresas podem abastecer seus veículos com GNV internamente, garantindo uma redução significativa nos custos operacionais e promovendo práticas de sustentabilidade. O GNV oferece vantagens ambientais ao reduzir em até 85% as emissões de NOx e material particulado, poluentes comuns em áreas urbanas. Além disso, pode diminuir as emissões de CO2 em até 25%, ou até 85% com biometano, e reduzir os custos operacionais em cerca de 20%.

Santa Catarina se destaca na transição energética do transporte de cargas com a criação de um novo segmento que promove a adoção do GNV, combustível de baixas emissões. Com 56 caminhões a GNV registrados no estado e 1.463 no Brasil, a expectativa é de crescimento deste mercado, tendo em vista que as transportadoras estão buscando por soluções sustentáveis e competitivas.

De acordo com dados da FETRANCESC e extrato na Receita em 26/08/2024, Santa Catarina conta com 23.581 empresas nos CNAEs do Transporte Rodoviário de Cargas. A estimativa é que cerca de 2 mil empresas catarinenses tenham potencial para utilizar GNV em suas frotas. A região Sul do Estado abriga 3.089 transportadoras, segundo registros do SETRANSC e SETRAM. 

O volume diário estimado por veículo de frota pesada é de 238 m³/dia com base em uma média de 15 mil km mensais por veículo. Considerando a frota cadastrada e excluindo veículos em trânsito, esse cenário indica um potencial inicial de aproximadamente 12 mil m³/dia. A projeção é conservadora, levando em conta o desenvolvimento do mercado e a disponibilidade de pontos de abastecimento de alta vazão, que impactará diretamente esse volume.

De acordo com o engenheiro da SCGÁS, Ronaldo Lopes, a criação deste segmento tarifário projeta o estado de Santa Catarina em nível nacional  do ponto de vista de infraestrutura logística para abastecimento de frotas pesadas movidas a GNV. “Hoje, com a implantação desta nova tarifa, as empresas de transporte rodoviário de cargas e logística instaladas em SC poderão contar com estações de abastecimento de GNV de alta vazão dedicadas para suas frotas pesadas e leves, possibilitando maior eficiência operacional e redução dos custos logísticos”, explica Ronaldo. 

A eficiência no tempo de abastecimento, aliada a redução dos custos logísticos, se complementam aos demais outros benefícios já conhecidos do GNV, que é uma alternativa mais viável e menos poluente em relação aos demais combustíveis fósseis, contribuindo diretamente na descarbonização das empresas. A SCGÁS destaca que a tarifa especial para frotas busca aumentar a competitividade do mercado catarinense e ampliar a infraestrutura de abastecimento no estado, contribuindo para a modicidade tarifária. A resolução já está em vigor desde o dia da sua publicação, porém, a tarifa a ser praticada passa a ter validade após 90 dias da publicação.

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