As chuvas fortes e inundações atingiram mais de 2,2 milhões de pessoas e 471 municípios no Rio Grande do Sul no mês de maio. A SCGÁS ofereceu apoio para a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), mobilizando técnicos, veículos e equipamentos essenciais para ajudar na recuperação das áreas afetadas. As iniciativas incluíram assistência operacional e logística para permitir a inspeção de equipamentos e religação de consumidores impactados.
Carlos Eduardo Manchini, Gerente de Operação e Manutenção da distribuidora, detalha as ações empreendidas pela empresa. “Nas primeiras semanas, nossa equipe de Criciúma ajudou na coleta de um veículo 4x4 locado e no transporte de materiais até a Sulgás”, explica Manchini. “Eles precisavam de equipamentos específicos para acessar áreas alagadas, como roupas impermeáveis, bombas e geradores, foi possível oferecer o compartilhamento de recursos e transporte destes itens."
Após as enchentes, técnicos da SCGÁS reforçaram as equipes da Sulgás para realizar inspeções na rede de distribuição de gás natural no Rio Grande do Sul, ajudando na retomada pós-enchente. As ações incluíram o envio de técnicos e veículos para a região afetada. "Os técnicos Sérgio Rita e Carlos Alberto foram enviados em três períodos para ajudar com materiais, equipamentos e apoio nos serviços de inspeção para permitir a religação de clientes", destaca o gerente. A colaboração ocorreu até junho, quando o último cliente comercial pendente foi religado. "Depois o time de operações da Sulgás, que tem prestado um excelente trabalho nesta retomada, conseguiu normalizar o atendimento com o pessoal disponível."
Este esforço é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as duas companhias, permitindo o compartilhamento de recursos para garantir a segurança e a continuidade do fornecimento de gás natural no estado gaúcho.
Durante este período a SCGÁS participou do comitê liderado pelo Ministério de Minas e Energia para gerenciar os recursos de energia no estado gaúcho. A companhia disponibilizou um volume de 100.000 m³/dia de gás natural através de manobras para deslocamento de consumo entre Estações de Transferência de Custódia da SCGÁS, ajudando a manter a segurança operacional no transporte de gás natural. Esse remanejamento de gás é monitorado pela SCGÁS em conjunto com outras autarquias do comitê.
Além das ações técnicas e operacionais, a companhia catarinense mobilizou em maio colaboradores através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes para arrecadar doações destinadas às vítimas das enchentes. A Gerência de Administração e Suprimentos da concessionária também contribuiu com doações de água e materiais de limpeza.
Gerência de Marketing e Comunicação – SCGÁS
(48) 3229-1112 / (48) 3229 - 1170
gemac@scgas.com.br