0800 048 5050 Fale Conosco

Notícias

Presidente da SCGÁS é indicado ao Fórum Nacional dos Secretários de Minas e Energia

O diretor-presidente da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), Otmar Müller, foi nomeado representante suplente de Santa Catarina no Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSME). A nomeação foi formalizada na 6ª Assembleia Geral Ordinária do FNSME, realizada em 12 de setembro de 2024, em Brasília, DF, reforçando o compromisso do estado em atuar nas discussões sobre o futuro da energia e mineração no Brasil. 

O FNSME é uma entidade estratégica que reúne representantes de todas as secretarias estaduais de Minas e Energia, com o objetivo de coordenar políticas e estratégias energéticas. “É fundamental termos alguém do estado presente onde se discutem programas de governo e direcionamentos de políticas,” afirmou Müller. “Nossa presença no fórum não é apenas para acompanhar as decisões que impactam o país e Santa Catarina, mas também para influencia-las”.

O fórum foi fundado em 1995 como uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em São Paulo. A entidade tem como objetivo auxiliar, desenvolver, gerenciar, organizar e planejar projetos e estudos técnicos que atendam às necessidades das Secretarias de Minas e Energia dos Estados e do Distrito Federal, ou de órgãos semelhantes. Além disso, promove e representa seus associados em todas as demandas relacionadas às atividades do setor. Sua missão é promover o intercâmbio de experiências, informações e cooperação técnica entre os estados membros. 

A presença de Santa Catarina no FNSME representa um avanço importante para a CELESC, a SCGÁS e para o Estado. Como membro do fórum, Müller terá a oportunidade de assegurar que as necessidades e demandas catarinenses sejam consideradas nas discussões nacionais. “Enviamos muitos recursos para a esfera federal e recebemos de volta apenas menos de 10% desse montante. A ocupação desses espaços é uma maneira de tentar reverter isso”, destaca o diretor-presidente.

Além disso, a SCGÁS está comprometida com o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável. A empresa investe continuamente na expansão do uso de gás natural e biometano, tecnologias essenciais para a transição energética e o desenvolvimento sustentável. “Queremos compartilhar e aprender com as iniciativas de outros estados, mas também colocar as demandas específicas de Santa Catarina em pauta, como forma de fortalecer nosso papel na transição energética”, comenta Müller. Ele enfatizou que a presença do Estado no fórum é uma oportunidade de destacar o potencial do estado na produção e uso de fontes mais limpas.

Junto com Müller, Bruno André de Souza, o Secretário Adjunto de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), também foi indicado como membro titular. As nomeações são particularmente significativas, já que, até então, Santa Catarina estava entre os poucos estados sem representação na entidade.

A próxima Assembleia Geral Ordinária do FNSME está marcada para novembro, em Fortaleza, CE, onde será discutida a criação de corredores sustentáveis de energia, entre outros temas, incluindo visita à Planta de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial do Porto de PECEM. Müller representará Santa Catarina, reforçando a importância do gás natural para o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade do estado. Com essa nomeação, a SCGÁS ganha voz em um ambiente estratégico para a formulação de políticas que impulsionam não só o setor energético, mas também o progresso econômico e ambiental de Santa Catarina.

Gerência de Marketing e Comunicação – SCGÁS

(48) 3229-1112 / (48) 99922-8915

gemac@scgas.com.br