0800 048 5050 Fale Conosco

Notícias

IV Evento Cogen Sul reúne especialistas para discutir avanços e oportunidades no mercado de gás e cogeração

A SCGÁS marca presença no IV Evento Cogen Sul, realizado nesta quarta-feira (6) em Florianópolis e promovido em parceria com a Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen). A distribuidora catarinense é uma das patrocinadoras. O evento também contou com apoio de diversas empresas do setor, como a Compagas, Ecogen, Jenbacher e Union Rhac. O  apoio institucional foi da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), onde foi realizado. 

O encontro aborda os desafios e as oportunidades para o mercado de gás e de cogeração. O presidente executivo da Cogen, Newton Duarte, destaca a importância estratégica do gás natural para a região Sul, reforçada pelas características geográficas e pela força industrial local. “Embora não seja o ideal, o processo de gradual de abertura de mercado apresenta perspectivas interessantes, com diversificação de suprimento e maior participação da iniciativa privada na cadeia”, explica Duarte.

O fórum se inicia com uma cerimônia de abertura e uma série de painéis temáticos que abrangem desde a oferta e comercialização de gás, até investimentos em infraestrutura e o papel do biogás e biometano na diversificação energética. Manfredo Gouvea, Presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, reforçou na abertura que “é necessário garantir a segurança regulatória e comercial para que os investimentos aumentem e o ambiente se torne mais atrativo para toda a cadeia”.

Para o diretor técnico-comercial da SCGÁS, Tiago Cabral, o evento representa uma oportunidade de "reunir referências do setor para discutir as melhores oportunidades para a cadeia do gás natural, o principal combustível da indústria." Segundo o diretor, o gás natural é essencial para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina, contribuindo para a geração de emprego e renda, além de fortalecer a indústria local.

Entre os principais temas abordados, destaca-se o mercado livre de gás. A companhia, em parceria com a agência reguladora estadual, a ARESC, trabalha para viabilizar um ambiente de negócios mais flexível para a indústria. “Esperamos que, já no próximo ano, alguns clientes possam consumir gás diretamente, negociando com o fornecedor de forma mais adequada às necessidades de sua produção”, antecipa Tiago Cabral.

O evento também destaca o papel do gás natural na transição energética. O gás desempenha um papel fundamental na descarbonização, substituindo combustíveis fósseis mais poluentes e consolidando-se como uma alternativa limpa e eficiente para os setores industrial, comercial e residencial. “O gás natural é uma solução estratégica para o futuro energético de Santa Catarina e do Brasil, alinhando-se ao objetivo de reduzir as emissões e avançar na sustentabilidade," reforça o diretor técnico comercial.

Há 30 anos no mercado, a SCGÁS é a concessionária de distribuição de gás natural canalizado em Santa Catarina, atendendo 74 municípios e mais de 28 mil consumidores. Com uma rede de mais de 1.600 km de extensão, a SCGÁS se destaca como a terceira maior rede de distribuição de gás natural do país e atua em diferentes segmentos, incluindo indústria, comércio, mercado automotivo e residencial.

Sobre o evento

A programação do evento iniciou com a cerimônia de abertura, liderada pelo presidente-executivo da Cogen, Newton Duarte, pelo diretor técnico comercial da SCGÁS, Tiago Cabral, e pelo presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, Manfredo Gouvea. Na abertura, Newton Duarte reforçou a importância de buscar levar “o gás para todos” e que “todo CNPJ deve ter a possibilidade de contratar o gás, caso queira”.

No total, foram quatro painéis temáticos, cada um com 50 minutos de duração, que conduziram as discussões, abordando tópicos centrais do setor. O primeiro painel, sobre oferta e comercialização, foi moderado por Tiago Cabral e contou com Guilherme Mattos, diretor comercial da Edge, como apresentador, além de debatedores da indústria, incluindo Eduardo Fior, diretor-geral da Cerâmica Carmelo Fior, e Roberto Schloesser, diretor comercial de gás da Tradener. 

No segundo painel, que focou em infraestrutura e investimentos, participaram Robson Coelho, da TBG, como apresentador, e Cristiano Rickmann, gerente B2B da Sulgás, como moderador, com Manfredo Gouvea, Presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, e Pablo Cupani Carena, presidente da Associação de Produtores de Energia de Santa Catarina (APESC), entre os debatedores.

Após um intervalo, os participantes retornaram para acompanhar a apresentação de um case de cogeração a biogás, apresentado por André Balzi, da Innio Jenbacher. O terceiro painel, centrado em biogás e biometano, teve como apresentador Frederico Botelho, da (re)energisa, e Luiz Guimarães, da Veolia, como moderador, e como debatedores, Lorenzo Pianigiani, Diretor Executivo da SebigásCótica, e Viviane Coutinho, Especialista em Biogás da Ecogen.

No painel final, sobre descarbonização e investimentos, trouxe Ivan Silvestre, da Carbono Zero, como apresentador e Giovane Rosa, diretor de energia da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), como moderador, destacando especialistas como Charles Leber, do Instituto Senai de Inovação e Tecnologia, e Maurício Dobes, da Fundação CERTI. O evento encerrou-se com uma fala de Rogério Lima, diretor da regional Sul da Cogen.

Gerência de Marketing e Comunicação – SCGÁS

(48) 3229-1112 / (48) 99922-8915

gemac@scgas.com.br