0800 048 5050 Fale Conosco

Notícias

Gás Natural: Economia e sustentabilidade ao setor de shoppings centers

O Grupo Almeida Júnior, um dos maiores players no setor de shopping centers em Santa Catarina, encontrou no gás natural uma solução que alia conveniência, redução de custos e menor impacto ambiental. Segundo Fernando Paiva, head de operações do grupo, a decisão de adotar o gás natural tem gerado benefícios tanto do ponto de vista econômico quanto operacional. 

O grupo está presente nas regiões mais economicamente importantes de Santa Catarina, com operações em Blumenau (Neumarkt Shopping e Norte Shopping), Joinville (Garten Shopping), Grande Florianópolis (Continente Shopping), Balneário Camboriú (Balneário Shopping) e Criciúma (Nações Shopping). Juntos, os seis shoppings da rede totalizam 225 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e mais de 1.500 lojas.

Todos os shoppings da empresa utilizam gás natural e essa escolha trouxe dois principais benefícios: conveniência e economia. "O gás natural proporciona uma instalação de fornecimento contínuo, eliminando a necessidade de reposição, como ocorre com o GLP, que utiliza cilindros industriais", afirma Fernando Paiva. Além disso, completa que “o gás apresenta um custo operacional mais atrativo em comparação com a energia elétrica”, o que torna seu uso financeiramente mais viável.

Nos shoppings do Grupo Almeida Júnior, o gás natural é utilizado principalmente nas cozinhas das praças de alimentação, setor de grande consumo energético. Além disso, também é aproveitado em sistemas de aquecimento de chuveiros nos vestiários, ainda que em menor escala. Essa flexibilidade de aplicação ajuda a otimizar o uso do combustível, aumentando a eficiência dos sistemas. 

O head de operações destaca também que, apesar de ser um combustível fóssil, o gás natural possui uma queima mais limpa, com emissões significativamente menores em comparação ao diesel e ao carvão. "Considerando que parte da energia elétrica fornecida é oriunda de fontes como essas, o gás natural torna-se uma escolha mais sustentável para nós". Assim, ajuda a reduzir a pegada de carbono do shopping, alinhando-se a metas de sustentabilidade cada vez mais valorizadas pelos consumidores.

Com relação aos custos, Paiva explica que o gás natural possui um poder calorífico médio de 9.000 kcal/m³, o que representa uma economia média de 5% a 7% em relação ao custo da energia elétrica, levando em consideração que o grupo também está no mercado livre de energia. Esse fator contribui diretamente para a redução dos custos operacionais e ajuda o grupo a atingir suas metas de eficiência energética.

A adoção do gás natural pelo Grupo Almeida Júnior se mostra uma decisão estratégica que, além de reduzir os custos operacionais, responde a uma demanda crescente por soluções mais sustentáveis em meio à quantidade crescente de crises climáticas. O gás natural se apresenta, assim, como uma alternativa eficiente e alinhada com as necessidades do setor de shopping centers em Santa Catarina.

Gerência de Marketing e Comunicação – SCGÁS

(48) 3229-1112 / (48) 99922-8915

gemac@scgas.com.br