Em decisão divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 17, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou o avanço das construções de novas instalações nas redes da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG).
A TBG recebeu consentimento para desenvolver o ponto de saída em Siderópolis, no sul de Santa Catarina. O ponto de entrega já havia sido acordado entre a TBG e a SCGÁS, e visa atender consumidores de Gás Natural, incluindo a indústria ceramista na zona de saída SC2.
Em julho de 2022, a SCGÁS assinou um Termo de Compromisso com a TBG, para a elaboração Projeto Básico da ampliação do 10º Ponto de Entrega (PE) em Siderópolis. Com um investimento estimado de R$ 38 milhões a ser realizado pela TBG, a instalação do PE aumenta a capacidade de fornecimento de Gás Natural na região Sul, de 4,6 milhões, para mais de 6,4 milhões de m³ / dia, o que representa um acréscimo de 43% na capacidade atual.
Com o aumento expressivo de capacidade de abastecimento, a instalação do City Gate de Siderópolis proporcionará para a SCGÁS um equilíbrio de fornecimento para os clientes da região D, que inclui Criciúma, Tubarão, Siderópolis, entre outros. De acordo com a Companhia, a projeção estimada de entrega é para dezembro de 2025. O contrato de conexão foi firmado em 2023 pela SCGÁS e TBG, tendo em vista a implantação do novo PE.