0800 048 5050 Fale Conosco

Concurso Público

Em 2023, Santa Catarina receberá R$ 131 milhões de novos investimentos em Gás Natural

Responsável pelo abastecimento de mais de 23 mil consumidores em todo o estado, o gás natural irá receber cerca de R$ 131 milhões em investimentos ao longo deste ano. Eficiente, seguro e tecnológico, o energético produz uma combustão limpa, que emite menor quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. 

Em 2023, a rede de distribuição de gás canalizado deverá chegar a 1.543 km, um crescimento de mais de 7% em relação à rede atual. Até dezembro deste ano, a previsão é de 6.290 novos usuários, o que representa aumento de 43% com relação ao número de consumidores catarinenses em 2022.

Expansão da infraestrutura de distribuição e desenvolvimento do mercado são algumas das principais metas da Companhia de Gás de Santa Catarina para este ano. Cerca de 79% do total de investimentos da concessionária será destinado para o aumento de extensão de rede no estado. 

Projetos urbanos como os sistemas em Itapema, Balneário Camboriú e Florianópolis continuarão em execução em 2023. A companhia também dará continuidade à expansão dos ramais em Garuva e Guabiruba, além do projeto que deve levar o gás até a Serra Catarinense. Em Trombudo Central, a distribuidora irá investir em infraestrutura de gás que poderá, futuramente, abastecer uma Usina Termelétrica na região.

Além dos projetos de expansão, para este ano, a SCGÁS prevê reduções no custo do gás, repassadas nas tarifas por meio de reajuste semestral, em 1º de janeiro e 1º de julho. Em relação ao segundo semestre de 2022, a última redução média tarifária foi de cerca de 10%. A estimativa é de que o custo do gás ao consumidor catarinense reduza em 40% entre 2023 e 2024.