0800 048 5050 Fale Conosco

Notícias

Em Santa Catarina, número de consumidores de gás natural cresce em 21% entre janeiro e outubro

O gás natural é um combustível essencial para a economia e desenvolvimento de Santa Catarina. Até o final de 2022, o estado deve ganhar mais de 90 km de infraestrutura de rede. Nesse período, mais de 4.000 novos consumidores aderirão a este combustível, que é mais prático, seguro e eficiente.

Dados de outubro deste ano apontam que o número de consumidores de gás natural em Santa Catarina cresceu em mais de 21% em relação a janeiro. Hoje, cerca de 1.430 quilômetros de rede de distribuição do energético percorrem o solo catarinense, abastecendo mais de 22.600 consumidores e alcançando 69 municípios no estado.

De janeiro até outubro de 2022,  doze  novas indústrias foram conectadas à rede. O segmento industrial é responsável pelo maior índice de consumo do energético. Mais de 87% de todo volume distribuído diariamente no estado é destinado às 341 indústrias que utilizam gás natural em seus processos. Dentre elas, a fabricação cerâmica se destaca.

No setor residencial, o insumo tem chegado a cada vez mais consumidores: apenas em 2022, cerca de 3.930 novas residências catarinenses começaram a ser abastecidas com o energético. Dentre todos os segmentos, o residencial se destaca com o maior número de usuários, chegando a 21.409 em outubro deste ano.

Entre janeiro e outubro, cerca de 40 estabelecimentos comerciais passaram a utilizar o gás natural, totalizando 754 consumidores do segmento comercial no estado. Além disso, três novos postos passaram a operar com o Gás Natural Veicular (GNV), integrando os 140 postos distribuídos pelo estado.

Gás que avança

Para atender à demanda crescente no estado, a Companhia de Gás de Santa Catarina desenvolve um trabalho constante. Em 2022, projetos de expansão do gás como o Sistema Urbano de Pomerode e o Sistema Urbano de Itapema foram finalizados com sucesso.

Outros projetos para a chegada do gás em Garuva e Guabiruba foram iniciados neste ano. Além disso, a rede de distribuição chegou nos municípios de Ponte Alta e Otacílio Costa, por meio do Projeto Serra Catarinense.

Além dos resultados positivos de expansão, a SCGÁS também realizou duas chamadas públicas para aquisição Gás Natural, assim como a sua primeira chamada para aquisição de Biometano. Diversificação de supridores e maior expansão ao interior catarinense foram alguns dos objetivos das chamadas publicadas.